Ícone de chat

Hora

/ Hora

São Paulo, 23 de Julho de 2020 11:23 hs

Menu de Navegação

Sobre TTS - Trabalho Técnico Social

/ Sobre TTS - Trabalho Técnico Social

A Constituição Federal de 1988 e, mais tarde, a criação do Ministério e do Conselho das Cidades em 2003 e 2004, respectivamente, permitiram mudanças fundamentais na política habitacional ao reconhecer a moradia como direito e ao articular as ações de habitação à política urbana, integrando-a as demais políticas sociais e ambientais.

É no marco da criação do Ministério das Cidades que o Trabalho Técnico Social/TTS ganha protagonismo no seio da Política Nacional de Habitação.  Este trabalho aparece então como um componente estratégico dos projetos de habitação e devem prever a participação de profissionais qualificados, como assistentes sociais, sociólogos, geógrafos etc.

A visão multidimensional desses profissionais sobre a realidade possibilita que o trabalho social supere os limites da ação localizada, buscando a inserção social das famílias e a inserção urbana dos empreendimentos.

O Trabalho Técnico Social deve, portanto, garantir que a execução de projetos habitacionais se dê de modo integrado, com conteúdos voltados à mobilização, organização e fortalecimento social, educação ambiental e patrimonial e desenvolvimento socioeconômico para as populações envolvidas em todas as fases dos projetos, ou seja, antes das obras, durante as obras e na fase do pós-obras.

Desse modo, é possível garantir que o combate ao déficit habitacional não esteja restrito à construção de unidades habitacionais, mas implique também, no direito à cidade e no acesso a novos patamares de cidadania e qualidade de vida.

A CDHU desenvolve seu TTS por meio de duas Superintendências da Diretoria de Atendimento Habitacional: a Superintendência de Ações de Recuperação Urbana, a SARU, e a Superintendência de Desenvolvimento Social, a SDS.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Habitação assina convênios para a construção de mais 128 moradias do Programa Vida Longa 

30/11/2021

Habitação assina convênios para a construção de mais 128 moradias do Programa Vida Longa 

Os empreendimentos serão edificados nos municípios de Catanduva (28 casas), Ibitinga (22), Salto de Pirapora (28), Santa Cruz do Rio Pardo (28) e São Carlos (22). Os prefeitos e representantes das cidades também compareceram ao evento. Leia mais

CDHU assina contrato com Fundação Butantan

26/11/2021

CDHU assina contrato com Fundação Butantan

Companhia dará suporte em diversos serviços técnicos especializados Leia mais

CDHU participa do 4º Conexidades da Uvesp

25/11/2021

CDHU participa do 4º Conexidades da Uvesp

O presidente da Companhia, Silvio Vasconcellos, apresentou os principais programas da CDHU para atendimento à população de baixa renda Leia mais

Habitação SP lança o Programa Viver Melhor em Sorocaba

22/11/2021

Habitação SP lança o Programa Viver Melhor em Sorocaba

O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, o secretário executivo da Habitação, Fernando Marangoni, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos participaram da solenidade. Leia mais

CDHU inicia obras de novas moradias do programa Nossa Casa em Registro

16/11/2021

CDHU inicia obras de novas moradias do programa Nossa Casa em Registro

Ordem de início de serviço irá urbanizar lotes do empreendimento; na sequência será efetuada a edificação das unidades Leia mais

Acesse também

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar