O Trabalho técnico social (TTS) em favelas e assentamentos precários tem como objetivo subsidiar e viabilizar o desenvolvimento de intervenções públicas (integradas ou específicas), envolvendo projetos de: urbanização e reassentamento, recuperação ambiental, regularização fundiária e convênios (remoção e reassentamento de famílias atingidas por obras públicas).
As atividades da SARU estão organizadas em três principais eixos de atuação:
"Para apoiar o desenvolvimento destas atividades do trabalho técnico social e para facilitar a compreensão deste processo no contexto das intervenções físico-urbanísticas, a CDHU desenvolveu um material didático específico (caderno e vídeos). Estes conteúdos estão organizados da seguinte forma:
Caderno de formação de Agentes Comunitários de Urbanização:caderno que sintetiza os principais temas a serem trabalhados no processo de formação de agentes comunitários, abordando questões como urbanização e protagonismo comunitário (módulo I), memória, cidadania e comunicação comunitária (II), projetos de organização sociocomunitária e de desenvolvimento local (III) e recuperação urbana (IV).
Vídeos: associados a temas abordados no Caderno de formação de Agentes Comunitários, os vídeos retratam as dinâmicas sociais em campo no processo de urbanização, bem como relatos de moradores, técnicos e diferentes atores envolvidos na intervenção urbana. O objetivo desse material é ilustrar as principais atividades do trabalho técnico social promovido pela SARU, juntamente com a comunidade. Há oito vídeos, que se organizam nos seguintes temas: