Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/SDUH

16/05/2023 Terça-feira 14:43

Vila de Passagem já abriga 40 famílias em São Sebastião

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), segue realizando a transferência das vítimas dos deslizamentos, que ocorreram em São Sebastião, para a Vila de Passagem. Até o momento 40 famílias ocupam 52 unidades provisórias.

As transferências estão sucedendo de forma gradual. Até o dia 16 de maio foram realizadas 40 mudanças. As famílias são encaminhadas conforme a situação de vulnerabilidade social. Elas participam primeiro das visitas de reconhecimento, quando podem conhecer o espaço e tirar dúvidas sobre as habitações. Para as mudanças, a CDHU providenciou transporte e operacional. As famílias também receberam em doação kit de eletrodomésticos, com geladeira, fogão e mobiliário.

A Vila de Passagem tem 72 unidades e está localizada no Centro (Topolândia) do município. As moradias provisórias com 18 m2 de área útil foram edificadas com painéis de madeira. Trata-se de uma medida emergencial e provisória para acomodar as famílias, enquanto a CDHU constrói as 704 unidades habitacionais definitivas, nos bairros Baleia Verde e Maresias.

A nova moradora Sandra Martins dos Santos, 37 anos, desempregada, gestante, é mãe de duas meninas menores de idade. Casada com o vigia noturno José Carlos dos Santos, 38 anos, moradora do bairro Itatinga, ela relembra o dia da tragédia, “Cheguei em casa e deixei as meninas irem dormir na casa do meu irmão, na Ilhabela. Estava muito cansada e após meu marido sair para trabalhar fui me deitar. No dia seguinte, ao tentar sair de casa percebi que estava tudo cheio de água e lama, o morro havia deslizado e por pouco minha casa não desabou, ficando no barranco e com as estruturas comprometidas. Graças a Deus que estava só eu em casa, foi um livramento”, disse.

Para atender provisoriamente os desabrigados, a CDHU disponibilizou também 300 apartamentos no Condomínio Quaresmeira, no município de Bertioga. Até o momento, 290 famílias já se mudaram para o local.

Futuras Moradias

Os investimentos em habitações somam R$ 210 milhões para as famílias desabrigadas. As 704 moradias definitivas já estão em construção. As obras começaram no dia 24 de março, com previsão de conclusão de 180 dias. No bairro Baleia Verde, estão sendo edificadas 518 novas moradias em terreno com 39,3 mil m². O conjunto será composto por 30 prédios de quatro pavimentos, 20 casas térreas, 18 unidades adaptadas para pessoas com deficiência e quatro centros de apoio ao condomínio. Os imóveis terão dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 41 m2 de área útil.

Já em Maresias estão em andamento as obras de 186 apartamentos, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 44 m2 de área útil, O residencial contará com quatro prédios de quatro pavimentos e dois centros de apoio ao condomínio.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP