Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/SDUH

18/05/2023 Quinta-feira 16:00

Sorteio define beneficiários de 84 casas da CDHU, em Boa Esperança do Sul

Nesta quarta-feira (17/05), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) sorteou os beneficiários de 84 casas populares que estão em construção na cidade de Boa Esperança do Sul, região central do estado. Com investimento de R$ 12,1 milhões, o conjunto residencial é destinado a famílias de baixa renda que moram ou trabalham no município. O evento no Estádio Municipal Jamil Tannuri, atraiu milhares de pessoas incluindo boa parte das 2.353 famílias que se inscreveram, entre julho e agosto de 2022, pelo aplicativo de celular ou no site da companhia.

O anúncio da previsão de entrega das casas aumentou ainda mais a expectativa do público presente. “Acabei de vistoriar as obras e a previsão de entrega das primeiras 30 casas é para agosto deste ano”, disse o diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, antes de dar início ao sorteio. Segundo ele, uma segunda entrega de 22 unidades é prevista para outubro e a conclusão, com todas as chaves nas mãos dos mutuários, até o natal deste ano.

A faxineira, Bruna Tauil, de 32 anos, foi uma das primeiras sorteadas. “Essa casa é um presente para o meu marido, que vai fazer uma cirurgia amanhã”, disse Bruna, que atualmente mora na escola em que trabalha, com o marido e as duas filhas do casal.

Do total de unidades, seis foram sorteadas entre famílias com pessoas com deficiência, cinco para pessoas idosas, três para indivíduos sozinhos e duas casas destinadas para policiais. O restante foi sorteado para a população em geral, sendo 45 unidades para famílias com renda de um a três salários mínimos, 14 para famílias com renda entre três e cinco salários e outras nove para a faixa de renda entre 5 e 10 salários mínimos.

As famílias sorteadas vão passar por um processo de habilitação, para comprovar o cumprimento dos requisitos exigidos no edital do programa habitacional. Caso o contemplado não cumpra algum dos critérios estabelecidos, ele é desclassificado e o suplente, conforme a ordem do sorteio, assume é convocado para apresentar a documentação. Este processo garante que o benefício do programa seja concedido apenas para as pessoas que mais necessitam.

Além de morar ou trabalhar em Boa Esperança do Sul há pelo menos cinco anos, o candidato precisa ter renda familiar de um a dez salários mínimos, não ser proprietário de imóvel, não possuir financiamento habitacional e não ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais. Policiais devem trabalhar na cidade, idosos devem comprovar idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos, 30 anos ou mais.

As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 47,87 m2 de área útil. O empreendimento, localizado Rua Prefeito Mario Ybarra de Almeida, é viabilizado pela CDHU em parceria com a prefeitura de Boa Esperança do Sul, que doou o terreno.

O financiamento dos imóveis seguirá as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
Crédito: Divulgação CDHU/SDUH
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP