Ícone de chat

Notícias CDHU

Crédito: Divulgação CDHU/SDUH

14/07/2023 Sexta-feira 13:48

Investimentos do Governo de SP em Itapetininga, Campina do Monte Alegre e Iaras ultrapassam R$ 16,7 mi

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), cumpriu uma série de agendas no interior paulista nesta quinta-feira (13). Além do título de regularização de 239 imóveis em Itapetininga, os compromissos incluiram o sorteio de 59 casas em Campina do Monte Alegre e a entrega das chaves de 44 residências em Iaras, num empreendimento que contará com 161 moradias – com previsão de ser concluído até dezembro deste ano.

Os investimentos nas três cidades ultrapassaram R$ 16,7 milhões e os eventos contaram com a participação do secretário Marcelo Branco. Em Itapetininga, ele reforçou que o documento na mão dos moradores garante segurança jurídica, acesso ao mercado formal de crédito, entre outros benefícios.

“Depois de tanto esforço, esse documento comprova a posse do imóvel e garante que, a partir de agora, por exemplo, vocês podem obter acesso a financiamentos e deixar a casa como herança aos seus filhos ou parentes. Por isso o nosso empenho, o governador Tarcísio entendeu, reconhece a importância e determinou que fosse feita a ampliação do programa: devemos chegar a 200 mil regularizações no Estado durante esta gestão”, afirmou.
Na sequência, a comitiva do secretário esteve em Campina do Monte Alegre, onde foram sorteados 59 casas com financiamento facilitado. Nesta agenda ele esteve acompanhado do diretor de Obras da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos.

O sorteio público definiu os titulares e suplentes que poderão adquirir as moradias. As famílias contempladas agora irão passar por um processo de habilitação, no qual terão que comprovar os requisitos exigidos no edital de inscrição. Caso não se enquadrem nos critérios, um suplente é convocado para o seu lugar, conforme a ordem do sorteio.

Maria Vitoria, de 21 anos, desempregada, foi uma das beneficiadas e contou que ao ouvir o seu nome só pensou no filho de 5 anos. “Estou muito feliz em ser contemplada hoje. Apesar da pouca idade, ter minha casa era um sonho. Tenho filho pequeno e esse será o início de uma nova vida para nós”, reforçou, ao agradecer a todos os envolvidos e celebrar pelos futuros vizinhos que também comemoravam.

Entrega
O último evento do dia aconteceu em Iaras, onde 44 casas foram entregues. Os imóveis possuem dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 47 metros quadrados. As unidades contam com piso, azulejo no banheiro, cozinha e área de serviço, além de laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar. O investimento neste empreendimento foi de R$ 7,6 milhões.

Para Edicleiton de Lima, de 41 anos, esse foi um momento único. “Só tenho a agradecer a todos os envolvidos, estamos muito felizes. Esta casa é o início de um sonho e será a base para tudo que vamos construir na vida”, comentou ao pegar as chaves de sua nova residência.

Para Laís Moraes, de 24 anos, esposa de Edicleiton, “só de pensar que não vamos pagar mais aluguel é muito gratificante”, afirmou, repetindo a frase mais ouvida durante o evento. “Hoje estou realizando um sonho”.

Ao fim do dia, Marcelo Branco deixou uma mensagem para as famílias beneficiadas. “Quero parabenizar todos os contemplados pelas conquistas. Sabemos que o maior sonho de uma pessoa, de uma família, é ter a sua casa própria. Por isso o Governo de São Paulo tem se dedicado, incansavelmente, e tem como missão a construção de 200 mil moradias no estado durante esta gestão. Meu muito obrigado por acreditarem no nosso trabalho, contem sempre conosco”, completou.

Acesse também

Dispositivos Móveis