Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: CDHU - Divulgação

29/04/2024 Segunda-feira 14:51

Governo do Estado entrega apartamentos para 32 famílias na Vila Ferreira, em São Bernardo do Campo

Com investido estadual de R$ 9,7 milhões, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregou na manhã deste sábado (27/04) apartamentos para 32 famílias na Vila Ferreira, no bairro Alves Dias, no município de São Bernardo do Campo. A nova entrega irá proporcionar moradia digna com infraestrutura completa às famílias que antes viviam em áreas precárias e de risco.

 

Presente na entrega, o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), Eli Corrêa Filho, parabenizou os novos moradores e reforçou o papel que a habitação tem no desenvolvimento das famílias. “A base de toda a família é dentro de casa e vocês aguardavam essa oportunidade de ter este lar, que é onde os filhos vão crescer. Nos dedicamos para que possamos entregar cada vez mais moradias de qualidade, com dignidade. O nosso governo é pautado no desenvolvimento, que é muito importante, na dignidade e no diálogo”, enfatizou.

 

Do total de apartamentos, 30 têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área construída de 52,39 a 52,74 m². Outros dois imóveis têm um dormitório e área de 38,80 m2. Todas as unidades contam com piso cerâmico nos cômodos e azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha e da área de serviço.

 

O empreendimento é composto por dois blocos com térreo e mais três pavimentos. O condomínio recebeu infraestrutura completa, com rede de água e esgoto, sistema de drenagem, rede condominial de gás, paisagismo, pavimentação e medição individualizada de água.

 

Uma das famílias contempladas foi o casal Patrícia Garcia Almeida Silva, de 43 anos, e Carlos Almeida Silva, de 48. Juntos há 14 anos, ambos viviam em apenas um cômodo com seus dois filhos, Carlos Eduardo, de 6 anos, e Miguel Garcia, de 9. “A gente dormia junto e agora os meninos vão ter o quarto deles, e a gente, a nossa privacidade”, relatou Patrícia. “Há muito tempo estávamos esperando para ter um espaço maior e hoje isso está se concretizando, vamos ter a nossa casa própria”, concluiu ainda o porteiro.

 

Outra moradora que também realizou o sonho de ter uma casa mais confortável e segura foi Maria Irlene, de 50 anos. Emocionada, ela não conteve as lágrimas ao receber as chaves. “Estou muito feliz por estar recebendo a chave do meu apartamento e ter uma moradia digna junto com a minha família. Eu moro há mais de 15 anos em um cômodo e estou muito feliz por estar vivendo este momento. Só quem está aqui, sabe. É um sonho realizado”, disse.

 

O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações. Todas as famílias que estão recebendo as chaves dos imóveis, na Vila Ferreira, têm renda mensal de até cinco salários mínimos. O valor da menor prestação é R$ 282,40.

 

Projeto Vila Ferreira – O empreendimento integra o Projeto de Urbanização do Complexo Vila Ferreira, desenvolvido pela CDHU. O programa contempla a realização de intervenções para o desadensamento da área precariamente ocupada e a regularização urbanística e fundiária da Vila Ferreira, núcleo que ocupa uma área total de 83.444,40 m² adquirida pela Companhia no ano de 1987. O projeto prevê a produção de novas unidades habitacionais e obras de urbanização para transformar o local em um bairro dotado de infraestrutura. A CDHU já entregou 1.815 unidades habitacionais no local e, neste sábado, liberou mais 32 moradias. Também já foram realizadas obras de urbanização que beneficiaram 80 famílias.Para a conclusão da urbanização da Vila Ferreira, a CDHU está contratando obras de infraestrutura de saneamento e pavimentação, visando à regularização fundiária de 190 lotes.

Crédito: CDHU - Divulgação
Crédito: CDHU - Divulgação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP