Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Crédito: Newton Menezes

04/04/2025 Sexta-feira 15:55

CDHU discute Plano PDUH 2040

Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano apresentou análise da região da Baixada Santista e Registro, centrada em questões estratégicas, trabalhadas anteriormente nos cadernos temáticos

 

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), por meio da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realizou, nesta sexta-feira (04), mais uma oficina técnica para dialogar e construir referências para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitacional – PDUH 2040.  Os debates, nesta fase, visam a construção dos cadernos regionais, que já está em andamento. 

 

A diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Maria Claudia Pereira, explicou que, na atual etapa de atualização, as equipes de trabalho têm se debruçado em recortes por macrorregiões: "Estamos sempre observando dois diferentes pontos de vista: o da questão do planejamento do desenvolvimento habitacional e o do planejamento do desenvolvimento urbano. Isso abre espaço para todas as manifestações dos participantes, e vamos fazendo o recorte por macrorregiões. Estamos trabalhando com a regionalização da CDHU, com um destaque para as regiões metropolitanas dentro delas. Vamos percorrer, assim, todo o Estado de São Paulo", afirmou. 

 

A diretora destacou, ainda, que as análises têm se centrado em questões regionais estratégicas, pontuando potencialidades e fragilidades resultantes das observações dos eixos presentes nos cadernos temáticos, trabalhados anteriormente. "Vamos olhar a RM e também os municípios que não estão dentro dela e analisar se são diferentes e quais são as dinâmicas. A consultoria da FIPE trará, então, de uma forma sintética, o registro do que já temos trabalhado nos cadernos regionais, que logo serão abertos a todos", concluiu.

 

O consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Marcelo Ignatios, explicou como tem sido realizada essa etapa da atualização do Plano, em que a consultoria, dentro da CDHU, vem produzindo material referencial para esses recortes. "Nove regiões estão sendo diagnosticadas e prognosticadas separadamente. E essa análise guarda a relação de atuação das realidades locais da demanda habitacional, da tradição de atendimento da Companhia e das emergências climáticas que a CDHU e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação têm identificado".

 

A apresentação de hoje foi centrada na Região Metropolitana da Baixada Santista e Registro. Marcelo Ingatios trouxe aos presentes dados e análises transversais que contemplaram particularidades da área relacionadas à dinâmica ambiental, ao desenvolvimento socioterritorial, infraestrutura urbana, social e de mobilidade, além das mudanças climáticas e vulnerabilidade socioterritorial. 

 

Os participantes, a partir da apresentação realizada, discutiram os desafios do desenvolvimento urbano integrado com a habitação social na região da Baixada Santista e de Registro, exemplificando particularidades que devem ser levadas em conta na atuação da Companhia, como a questão das palafitas no litoral e de unidades de conservação na região de Registro, por exemplo. 

 

Sobre o PDUH 2040
O PDUH é um instrumento de planejamento do desenvolvimento urbano e da habitação no Estado de São Paulo, que visa a reconhecer as dinâmicas e necessidades dos municípios e regiões para orientar políticas e investimentos públicos, consolidando o papel articulador do Estado.

 

A atualização do PDUH busca informar e capacitar os municípios e regiões pelo fortalecimento de três eixos de atuação: Urbanismo e Habitação Social, Infraestrutura e Mobilidade e Meio Ambiente e Mudança do Clima, em diversas escalas, para o estabelecimento de cidades seguras, resilientes, inclusivas, prósperas e sustentáveis.

 

Para o seu pleno desenvolvimento, o PDUH 2040 prevê a configuração de banco de dados geo-espacializado, de plataforma colaborativa e monitoramento de metas e parâmetros internacionais de desenvolvimento sustentável (Nova Agenda Urbana e ODS-ONU). Prevê, ainda, a elaboração de análises temáticas e integradas, além de índices para o subsídio de tomada de decisão no planejamento.

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP