A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) participou, durante esta semana, do Autodesk University 2024, evento internacional que acontece entre os dias 15 e 17 de outubro em San Diego, na California, nos Estados Unidos, e que reúne membros de setores públicos e privados do mundo todo para trocar experiências sobre práticas inovadoras nas indústrias de arquitetura, engenharia, construção (AEC) e infraestrutura.
Integrante da Delegação Brasileira, a Companhia é representada por Daniel dos Santos Barbieri, Superintendente de Projetos Habitacionais e Urbanos, que avaliou como positiva a interação da CDHU com outros agentes do mercado da construção para a evolução dos processos e, consequentemente, da prestação de serviço aos cidadãos paulistas.
“Nossa participação neste evento representa uma oportunidade valiosa para termos contato com novas tecnologias que possam ser implementadas na Companhia, com o objetivo de aperfeiçoar nossos processos, projetos e a execução das obras. A CDHU, como maior agente promotor de moradia do Brasil, tem em seu DNA a adoção de soluções inovadoras que nos permitem produzir habitações mais eficientes e sustentáveis para a população do Estado de São Paulo”, disse.
Com mais de 12 mil participantes, o Autodesk University vem há três anos apresentando lançamentos e as principais tendências voltadas à construção de cidades inteligentes e resilientes. Nesta edição, a empresa mostrou ao mercado ferramentas de inteligência artificial, de captura da realidade, de modelagem da informação da construção (BIM), gestão de obras em tempo real e de georreferenciamento.
A CDHU está com o processo de implantação de BIM em andamento. Até 2023, havia iniciativas esparsas para a adoção da metodologia. A partir deste ano, foi criado o Comitê Gestor BIM na Companhia, composto por integrantes de diversas diretorias e com profissionais multidisciplinares, com o objetivo de definir regras, estabelecer diretrizes e gerenciar ações relativas ao processo de trabalho. O ciclo de adoção do BIM proposto na CDHU prevê a implementação desde a autorização para execução de empreendimentos pela SDUH, passando por todos os processos internos, como projetos, obras e comercialização, chegando até a manutenção no pós ocupação de empreendimentos.
Nos três dias de Autodesk University, a empresa também ofereceu a ministração de aulas, sessões e, ainda, a oportunidade de networking com especialistas em inovação nas indústrias AEC, design de produto, manufatura, mídia e entretenimento. A delegação brasileira também teve uma agenda paralela, com atividades específicas voltadas ao cenário atual do Brasil para analisar as práticas apresentadas e aproximá-las à realidade nacional. A condução das atividades ocorre com o suporte do Departamento de Comércio dos Estados Unidos no Brasil.