Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

20/06/2022 Segunda-feira 14:00

Secretaria de Estado da Habitação implanta  Viver Melhor em Paraisópolis e reforma 880 casas

A Secretaria de Estado da Habitação iniciou neste sábado, 4 de junho, a implantação do Programa Viver Melhor na comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. Nesta primeira fase serão recuperados 880 domicílios em situação de inadequação habitacional, com investimento de R$ 13,2 milhões. O anúncio do início das obras ocorreu com as presenças do governador Rodrigo Garcia, do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos. 

Criado em 2021, o Programa Viver Melhor promove a recuperação interna e externa de domicílios em inadequação habitacional em assentamentos precários situados em áreas regularizadas ou passíveis de regularização. A meta é reformar nesta primeira etapa 17,5 mil domicílios com investimentos de R$ 350 milhões. O programa já foi implantado na comunidade de Heliópolis, no bairro do DER, em São Bernardo do Campo, no Jardim Santo André, em Santo André, e no núcleo Parque das Laranjeiras, em Sorocaba, somando 2,3 mil domicílios. Neste mês de maio e junho, o programa foi ampliado para mais nove cidades do interior paulista e para Diadema e vai promover a reforma de mais 1,4 mil domicílios. A CDHU executa os serviços, sem custos para as famílias.

Em Paraisópolis, parte da mão de obra, preferencialmente feminina, será contratada junto à própria comunidade por meio de uma parceria com a Emprega Comunidades, uma instituição que capacita e promove colocação profissional dos moradores locais. As primeiras quinze mulheres já foram selecionadas.

Amary destacou essa parceria com a população local. “Em conversa com a comunidade, ouvindo  o anseio dos moradores, lançamos aqui em Paraisópolis o Programa Viver Melhor, que combina a regularização fundiária com melhoria habitacional. A gente faz a intervenção dentro da casa das pessoas, colocando ali ventilação, impermeabilização, fazendo a parte elétrica, hidráulica, pintura interna e externa” , explicou o secretário. “E a pessoa nem precisa sair da sua casa. É um programa que transforma a vida das pessoas”, afirmou Amary, logo após rebocar uma parte da parede externa de uma das casas que vão receber as melhorias habitacionais, dando início simbólico ao programa. Moradora há 20 anos, em Paraisópolis, Elizandra da Silva Costa, 30 anos, ficou emocionada por sua casa ter sido escolhida. “Estou muito feliz. Acho um gesto maravilhoso. Não vejo a hora de ter minha casa reformada”, afirmou.

Viver Melhor

Com recursos da agência de fomento Casa Paulista e execução da CDHU, o Viver Melhor tem por objetivo aprimorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade para famílias com renda de até cinco salários mínimos que residam em domicílios considerados inadequados. 
Os serviços executados pela CDHU abrangem, entre outros, a colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, entre outros. As fachadas das casas também são recuperadas e ganham pintura colorida projetada para revitalizar a paisagem local.

O trabalho desenvolvido pela CDHU consiste em três etapas: vistoria no local para avaliar a moradia e suas necessidades, coleta da assinatura do morador no termo de adesão e execução das obras de melhoria.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
 

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP