Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

22/12/2022 Quinta-feira 10:30

Secretaria da Habitação leva obras do programa Viver Melhor para Piracicaba

A Secretaria de Estado da Habitação iniciou terça feira-feira, 20 de dezembro, a implantação do Programa Viver Melhor, em Piracicaba. Nesta primeira fase, o programa vai promover a recuperação de 100 casas no Parque dos Sabias. O evento ocorreu na rua Arapaçu, nº 49, bairro Novo Horizonte e contou com a presença do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

O programa Viver Melhor vai à casa das pessoas para promover a melhoria habitacional e da qualidade de vida. A iniciativa da Secretaria da Habitação, lançada, em julho de 2021, para recuperar moradias em situação de inadequação habitacional, já está transformando a vida de milhares de famílias com renda até cinco salários mínimos em diversos municípios. A ação chega à Piracicaba com investimentos de R$ 6,3 milhões para atender famílias do núcleo Parque dos Sabias. 

“O Programa Viver Melhor vai transformar esse bairro da cidade de Piracicaba. As equipes da CDHU, em conjunto com a prefeitura, vão identificar quais as melhorias habitacionais necessárias nas casas de cada uma das famílias. Além disso, o buscamos contratar pessoas da própria comunidade para trabalharem nas reformas. A empresa responsável pelas obras já foi contratada por meio de licitação e está pronta para iniciar os serviços”, disse Amary. 
As reformas na parte interna e externa de casas degradados, envolvem desde eliminação de infiltrações e reparos nas instalações elétricas, que podem afetar a segurança, até a melhora da circulação de ar e do conforto térmico dos moradores. 

Com recursos da agência de fomento Casa Paulista, o Viver Melhor tem por objetivo aprimorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade para famílias com renda de até cinco salários mínimos que residam em domicílios considerados inadequados. 

Os serviços executados pela CDHU abrangem, entre outros, a colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, entre outros. As fachadas das casas também são recuperadas e ganham pintura colorida projetada para revitalizar a paisagem local.

O trabalho desenvolvido pela CDHU consiste em três etapas: vistoria no local para avaliar a moradia e suas necessidades, coleta da assinatura do morador no termo de adesão e execução das obras de melhoria.

Letícia Maria Vieira Oliveira, 30 anos, manicure, foi a primeira moradora do município de Piracicaba a ser contemplada pelo programa “Aqui quando chove molha dentro de casa. As paredes e as telhas estão estragadas. Essa reforma que vai acontecer representa tudo para mim, porque vou dar melhor condição de vida para os meus filhos. ”

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
 

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP