Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

02/10/2021 Sábado 11:11

Habitação apresenta o programa Vida Longa na abertura do 3º Longevidade Expo + Fórum em São Paulo

A Secretaria de Estado da Habitação participou na manhã desta sexta-feira, (01/10), da abertura do 3º Longevidade Expo + Fórum, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou as presenças do governador João Doria e dos secretários estaduais Flavio Amary (Habitação), Célia Parnes (Desenvolvimento Social), Célia Leão (Pessoa com Deficiência) e Jean Gorinchteyn (Saúde).

O governador anunciou a criação de 20 novos Centros de Longevidade Ativa para a população acima de 50 anos e também destacou o programa Vida Longa da secretaria da Habitação. "O Logenvidade Expo + Fórum, em 2019, nos ajudou a direcionar melhor as posições do Governo do Estado de São Paulo em todas as áreas, transversalmente, na proteção, amparo e respeito às pessoas idosas. E a contribuição desse evento tem sido materializada pelo Governo de São Paulo", destacou.

Durante o evento, o secretário Flavio Amary apresentou o programa Vida Longa, destinado a idosos que vivem preferencialmente sozinhos, em situação de vulnerabilidade social. O programa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a CDHU e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados.

"Estamos hoje apresentando o nosso Vida Longa, um projeto do Governo do Estado para atender a idosos que vivem sozinhos e em situação de vulnerabilidade social. São empreendimentos de 20 a 28 unidades habitacionais, especialmente feitas para eles. Serão entregues com itens de lazer típicos de empreendimentos de alto padrão. As casas serão equipadas e mobiliadas, além de moderna área de lazer com pista de caminhada, área gourmet e academia, num ambiente com muito verde, como pode ser visto em São Roque, o primeiro empreendimento entregue deste projeto", Flavio Amary.

O evento, realizado no Palácio dos Bandeirante, foi organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e abriu o III Longevidade Expo + Fórum, que realiza a II Maratona Digital da Longevidade. A programação completa pode ser conferida no site www.longevidade.com.br .

Programa Vida Longa

Lançado em outubro de 2019, o Programa Vida Longa integra a política habitacional do Estado e tem o caráter protetivo. Os condomínios têm de 20 a 28 unidades habitacionais, com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Os imóveis são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

Os residenciais foram projetados para ter espaços comuns de convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

Os imóveis são destinados a pessoas com 60 anos ou mais, preferencialmente sós e com vínculos familiares fragilizados, renda de até dois salários mínimos, que residam no município há pelo menos dois anos, além de terem autonomia para realizar tarefas diárias. As cidades participantes são responsáveis pela indicação dos beneficiários, pela doação de terrenos para a construção dos imóveis e pela gestão e manutenção do empreendimento após a entrega. O investimento é a fundo perdido e o morador não paga taxa de ocupação, nem contas de água e luz.

Além do condomínio, com 20 unidades, entregue em São Roque, o Vida Longa tem 208 unidades em construção nas cidades de Bastos (20 unidades), Barretos (28), Bauru (22), Bragança Paulista (28), Duartina (28), Guaratinguetá (28), Santa Bárbara d’Oeste (28) e São José do Rio Pardo (26). Os municípios de Garça e Tietê já estão conveniados ao programa para produzir mais 54 moradias. Outras área já estão sendo viabilizadas para o programa.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
 

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP