Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

20/06/2022 Segunda-feira 13:05

Governo SP visita obras do Programa Viver Melhor em Santo André

O Governo de São Paulo fez neste sábado, 11 de junho, uma visita técnica às moradias que estão sendo reformadas pelo Programa Viver Melhor, da Secretaria de Estado da Habitação, no assentamento precário denominado AABB, em Santo André. Na ocasião, foram entregues os primeiros 103 domicílios já recuperados interna e externamente. Até setembro deste ano, outras 261 casas do mesmo núcleo também estarão recuperadas interna e externamente sem custos para as famílias.  O evento contou com as presenças do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos, e do assessor executivo da companhia, Fernando Marangoni. 

“O programa Viver Melhor é inovador e atua diretamente na inadequação habitacional das casas, que são recuperadas. Isso representa melhores condições de vida para essas famílias que precisam do apoio do Estado”, afirmou Vasconcellos.

Criado em 2021, durante a pandemia, o Programa Viver Melhor promove a recuperação completa de domicílios em inadequação habitacional em assentamentos precários situados em áreas regularizadas ou passíveis de regularização, exceto locais de risco e de proteção ambiental. A meta é reformar nesta primeira etapa 17,5 mil domicílios com investimentos de R$ 350 milhões. O programa já está em implantação nas comunidades de Heliópolis e Paraisópolis, na capital paulista, em São Bernardo do Campo, Diadema, Mairiporã, Sorocaba e mais nove cidades do interior paulista. Todos os serviços de melhoria habitacional são executados pela CDHU.

Um dos diferenciais do programa é recrutar e capacitar parte da mão de obra junto à própria comunidade, como aconteceu em Santo André com o marido da Cínthia Batista de Jesus, 31 anos, cuja casa ganhou cozinha americana, banheiro e mais um quarto para abrigar os dois filhos, entre outras benfeitorias. Antes, todos dormiam no mesmo cômodo.  Kelvin, 25 anos, estava desempregado e passou a fazer parte da equipe do Viver Melhor, como pedreiro, ajudando a reformar a própria casa. “Nós saímos do lixo para o luxo e estamos muito felizes com o resultado”, comemora Cinthia. 

A secretária Simone Mendonça dos Reis, 33 anos, também estava feliz com a mudança que ocorreu na sua vida. “A gente morava em casa de madeirite, muito precária e bastante desconfortável. Agora moramos em uma casa totalmente reformada na parte elétrica, no acabamento, na hidráulica e muito confortável”, afirmou. De acordo com Simone, agora ela tem certeza de que não será mais despejada e que está vivendo com dignidade.


Viver Melhor

Com recursos da agência de fomento Casa Paulista e execução da CDHU, o Viver Melhor tem por objetivo aprimorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade para famílias com renda de até cinco salários mínimos que residam em domicílios considerados inadequados. 

Os serviços executados pela CDHU abrangem, entre outros, a colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, entre outros. As fachadas das casas também são recuperadas e ganham pintura colorida projetada para revitalizar a paisagem local.

O trabalho desenvolvido pela CDHU consiste em três etapas: vistoria no local para avaliar a moradia e suas necessidades, coleta da assinatura do morador no termo de adesão e execução das obras de melhoria.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP