Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

20/06/2022 Segunda-feira 13:47

Governo de SP implanta Viver Melhor em Osasco

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 15, a ampliação do Programa Viver Melhor, da Secretaria de Estado da Habitação, para a cidade de Osasco, na Grande São Paulo, onde serão investidos R$ 10 milhões na reforma de 600 domicílios inadequados, situados no núcleo habitacional AE, Jardim Veloso. O evento contou com as presenças do governador Rodrigo Garcia, do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos. 

“O Programa Viver Melhor, assinado hoje pela primeira vez no município de Osasco, realiza a melhoria da casa das pessoas. Nossas equipes técnicas entrarão em cada um dos 600 imóveis para reformar o banheiro, instalação elétrica, hidráulica, ligação da rede de esgoto, ventilação e diversas outras benfeitorias para entregar  moradias dignas para estas famílias” destacou Flavio Amary.

Criado em 2021, durante a pandemia, o Programa Viver Melhor é executado pela CDHU e promove, sem custo para as famílias, a recuperação completa de domicílios em inadequação habitacional em assentamentos precários situados em áreas regularizadas ou passíveis de regularização, exceto locais de risco e de proteção ambiental. A meta é reformar nesta primeira etapa 17,5 mil domicílios com investimentos de R$ 350 milhões. 

Na zona sul da capital paulista, 1.100 unidades habitacionais estão sendo recuperadas na comunidade de Heliópolis e outras 880 serão reformadas na comunidade de Paraisópolis. Na Grande SP, o programa também foi implantado no bairro do DER, em São Bernardo do Campo, próximo ao km 19 da Via Anchieta, com 600 moradias, no Jardim Santo André, em Santo André, com 400 imóveis, e anunciado para Diadema, com 323 domicílios, e Mairiporã com 88 casas. Na cidade de Sorocaba, o programa está beneficiando 202 famílias do núcleo Parque das Laranjeiras.

O interior foi igualmente contemplado nos seguintes municípios: Presidente Prudente (433 domicílios) - Núcleo Francisco Belo Galindo; Presidente Epitácio (90 domicílios) - Núcleo Vila Martins; Martinópolis (90 domicílios) - Núcleos Vila Alegrete (70) e Parque Oásis (20); Alvares Machado (60 domicílios) - Núcleo Jardim Panorama; Mirante do Paranapanema (55 domicílios) - Núcleo Costa Machado; Teodoro Sampaio (50 domicílios) - Núcleo Planalto do Sul; Anhumas (50 domicílios) - Núcleo Jardim Esplanada; Piquerobi (40 domicílios) - Núcleo Bairro Cruzeiro; e São Carlos (232) – Jardim Gonzaga.

Na Baixada Santista, os investimentos da Secretaria de Estado da Habitação abrangem os municípios de Bertioga, 200 domicílios no núcleo Ilha IV; Cubatão, 285 na Vila Esperança e na Vila dos Pescadores; Guarujá, 150 no núcleo Três Maria; Itanhaém, 200 no núcleo Maranata; Mongaguá, 200 nos núcleos Tiradentes e Atlântica; Peruíbe, 200 no núcleo Antônio Novaes; e São Vicente, 200 domicílios na Vila Margarida (México 70).

Viver Melhor

Com recursos da agência de fomento Casa Paulista e execução da CDHU, o Viver Melhor tem por objetivo aprimorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade para famílias com renda de até cinco salários mínimos que residam em domicílios considerados inadequados. 
Os serviços executados pela CDHU abrangem, entre outros, a colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, entre outros. As fachadas das casas também são recuperadas e ganham pintura colorida projetada para revitalizar a paisagem local.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
 

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP