Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

27/04/2022 Quarta-feira 10:16

CDHU participa do fórum A Região em Pauta

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) participou, nesta segunda-feira (25), do fórum do projeto A Região em Pauta, no auditório do Grupo Tribuna, em Santos, que teve como objetivo debater o crescimento das ocupações e habitações irregulares na Baixada Santista. A CDHU foi representada por sua superintendente de Planejamento e Programas Habitacionais, Maria Cláudia Pereira de Souza, que participou do painel “Remover, Regularizar e Conter: Soluções e Formas de Implantá-las”. 

Maria Claudia falou sobre a atuação da Companhia em áreas irregulares e do trabalho realizado para solucionar os problemas habitacionais que se apresentam. “Desde 2015, a CDHU, junto com a Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), vem trabalhando no mapeamento dos assentamentos precários da Baixada Santista. Hoje, a gente dispõe desse mapeamento, feito a várias mãos com os municípios, de todos os assentamentos precários da região”, explicou.  

A superintendente da CDHU ressaltou a importância do mapeamento para a execução efetiva das políticas públicas habitacionais na região. Segundo ela, o mapeamento foi essencial. “A CDHU definiu vários conceitos juntos aos municípios, como o que é favela, o que é loteamento irregular, o que tem que ser removido, o que pode ser urbanizado. Uma série de conceitos se definiram, de modo que é um mapeamento muito rico em qualidade, porque ele é orientação”.  

Este trabalho realizado foi subsídio para o desenvolvimento do Programa Vida Digna, lançado no ano passado pelo Governo do Estado. “É um programa que vai atuar nas áreas de palafitas nos municípios de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande, com a produção de unidades para remoção das famílias e ações para recuperação das áreas desocupadas, dando uma destinação de recuperação ambiental e de uso, na medida do possível”, disse. 

A Região em Pauta é um projeto do Grupo A Tribuna que tem como objetivo debater temas que tenham relação com o desenvolvimento econômico e social da região.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP