Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

16/07/2022 Sábado 11:57

CDHU inicia obras do Viver Melhor  em Mogi das Cruzes

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, iniciou neste sábado, 16, a reforma de 750 domicílios precários situados nos núcleos Vila Nova Estação (350 imóveis), Jundiapeba (200 imóveis) e Vila Nova Conceição (200 imóveis), em Mogi das Cruzes, por meio do Programa Viver Melhor.  O investimento nas obras de recuperação será de R$ 12,5 milhões. O presidente da CDHU, Silvio Vasconcellos, participou do evento.

Criado em 2021 durante a pandemia, o Programa Viver Melhor promove a recuperação interna e externa de domicílios em inadequação habitacional em assentamentos precários. A meta é reformar nesta primeira etapa 17,5 mil domicílios com investimentos de R$ 350 milhões.

 “O Programa Viver Melhor é diferente de todos os programas de habitação que nós já tivemos no estado de São Paulo e no Brasil. Ele trabalha com três pilares, que são a regularização fundiária, fragilidade social e a precariedade habitacional. Trabalhamos de uma forma muito respeitosa porque durante os cerca de cinco meses de reforma, nós convivemos muito com os moradores que terão seus imóveis beneficiados pelas benfeitorias”, destacou Silvio Vasconcellos. 


A CDHU executa os serviços, sem custo para as famílias, como colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, entre outros. As fachadas das casas também são recuperadas e ganham pintura colorida projetada para revitalizar a paisagem local.

“A casa foi construída com muita dignidade, esforço e trabalho, mas ainda precisa de intervenções, como reboco, pintura, entre outras melhorias a serem executadas pelo Governo do Estado”, explicou o prefeito do município de Mogi das Cruzes, Caio Cunha. 
Com recursos da agência de fomento Casa Paulista, o Viver Melhor aprimora as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade para famílias com renda de até cinco salários mínimos. As áreas selecionadas estão em processo ou são passíveis de regularização fundiária. Estão excluídos os locais de risco e de proteção ambiental.

Segundo Márcio Moura, de 36 anos, um dos líderes da comunidade, durante os 32 anos em que vive no local, muitas dificuldades foram enfrentadas. “Quando chove a casa fica toda alagada. Agora estou muito feliz porque, além da obra na casa, a gente sabe que ela estará regularizada. Eu tinha medo de reformar o meu imóvel e depois ter que sair daqui por não estar irregular” contou. 

O trabalho desenvolvido pela CDHU consiste em três etapas: vistoria no local para avaliar a moradia e suas necessidades, coleta da assinatura do morador no termo de adesão e execução das obras de melhoria.

Geraldo Xavier, de 61 anos, será o primeiro morador de Vila Nova Estação a ser beneficiado pelas benfeitorias do Programa Viver Melhor. “Estou muito feliz e agradeço a Deus por essa ação. Pela primeira vez autoridades entraram aqui no bairro e reconheceram nossas necessidades”, finalizou.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

 


 

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP