Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

20/06/2022 Segunda-feira 12:58

CDHU é premiada por trabalho social remoto e Programa Viver Melhor

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU ), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, recebeu duas premiações conferidas pela Associação Brasileira de Cohab e Agentes Públicos de Habitação (ABC), na 68ª edição do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. 

Na categoria Revitalização de edificações ou áreas urbanas, foi premiado o Programa Viver Melhor com o Selo de Mérito 2021. Iniciativa inovadora, o Viver Melhor foi lançado pela Secretaria de Estado da Habitação em 2021, durante a pandemia, para promover a recuperação interna e externa de domicílios em situação de inadequação habitacional, localizados em assentamentos precários.  

O objetivo é assegurar a estes imóveis condições de habitabilidade, salubridade e acessibilidade para famílias com renda de até cinco salários mínimos.
 

A CDHU executa serviços, sem custo para as famílias, como colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, entre outros. As fachadas das casas também são recuperadas e ganham pintura colorida projetada para revitalizar a paisagem local.

Cabe ainda ao programa fazer a regularização fundiária dos imóveis passíveis de legalização, garantindo o título de propriedade a seus ocupantes. As áreas selecionadas situam-se nas regiões metropolitanas do Estado e no Vale do Ribeira. Estão excluídos os locais de risco e de proteção ambiental. 

O programa está beneficiando a Comunidade de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, com mil domicílios atendidos. Também foi implantado no bairro do DER, em São Bernardo do Campo, próximo ao km 19 da Via Anchieta, com 500 moradias, no Jardim Santo André, em Santo André, com 400 imóveis, em Sorocaba, no Parque das Laranjeiras com 280 moradias. A meta do programa para o biênio 2021-2022 é beneficiar nesta primeira etapa 17,5 mil domicílios, com investimento de R$ 350 milhões.

“Essa premiação é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pela CDHU e sua equipe técnica para assegurar soluções inovadoras e eficientes para oferecer atendimento habitacional de qualidade, especialmente aos menos favorecidos”, afirmou Silvio Vasconcellos, presidente da CDHU.

Trabalho Social Remoto

A CDHU também foi agraciada com o Selo de Mérito Especial 2021 pelo projeto de Trabalho Social Remoto. Desenvolvido, implantado e executado durante a pandemia pela Companhia, essa ação permitiu que as famílias beneficiadas pelas moradias da companhia desenvolvessem os vínculos necessários com o seu novo lar, seus novos vizinhos e seu novo bairro. Esse trabalho também possibilitou que os mutuários continuassem a receber cursos de capacitação e empreendedorismo, e que tomassem contato com os conceitos de sustentabilidade e políticas públicas. 

No site da ABC, o projeto recebeu a seguinte menção: “Em mais um ano atípico, ainda pautado pela presença da pandemia da Covid-19, a ABC considerou de grande importância a divulgação e replicação de um projeto inédito, que aborda com sucesso o quesito Ações que assegurem maior eficácia no cumprimento dos objetivos da instituição e/ou racionalização de procedimentos e/ou otimização dos custos – Trabalho Social Remoto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo, que recebe o prêmio Selo de Mérito Especial 2021.”

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
 

 

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP