28/12/2022 Quarta-feira 12:37

265 casas são sorteadas pela CDHU em Espírito Santo do Pinhal

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizou nesta terça-feira, 27 de dezembro, às 11 horas, o sorteio de 265 casas para famílias de baixa renda do município de Espírito Santo do Pinhal, na Região Administrativa de Campinas. O evento foi realizado no Estádio Fernando Costa e contou com a presença do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

Participaram do sorteio 6.559 famílias que se inscreveram por aplicativo de celular e pelo site da CDHU em julho e agosto deste ano. Do total de unidades, 19 foram destinadas a famílias com pessoas com deficiência, 14 para idosos, 11 para policiais e 8 para indivíduos sozinhos. Uma unidade foi reservada para família moradora em área de risco. As demais, sorteadas para a população em geral, sendo 144 para famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos, 41 para renda entre 3,01 a 5 salários e 27 para famílias com renda de 5,01 até 10 salários.

O sorteio definiu os titulares e suplentes para a aquisição das moradias. A partir do sorteio, as famílias contempladas vão passar pelo processo de habilitação, no qual há uma verificação para comprovação dos requisitos exigidos no edital de inscrição do programa habitacional. Caso não se enquadre nos critérios, a pessoa, mesmo sorteada, será desclassificada e um suplente será convocado para o seu lugar, conforme a ordem do sorteio.

“A gente constrói casa para quem não tem casa. Hoje 265 famílias já podem sonhar com as suas moradias neste sorteio justo e transparente, disse o Secretário Flavio Amary, durante o evento.

Além de morar ou trabalhar em Espírito Santo do Pinhal há pelo menos cinco anos, o candidato a uma casa da CDHU precisa ter renda familiar de um a dez salários mínimos, não ser proprietário de imóvel, não possuir financiamento habitacional e não ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais. Policiais devem trabalhar na cidade, idosos devem comprovar idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos, 30 anos ou mais.

As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 47,87 m2 de área útil. O empreendimento, localizado Estrada Municipal, Fazenda Morro Azul, Gleba C, é viabilizado pela CDHU em parceria com a prefeitura de Espírito Santo do Pinhal. O investimento na obra é de R$ 41,9 milhões.

O financiamento dos imóveis seguirá as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações.