Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

03/12/2022 Sábado 09:32

201 casas são sorteadas pela CDHU em Lençóis Paulista

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizou no final da manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, o sorteio de 201 casas para famílias de baixa renda do município de Lençóis Paulista, na Região Administrativa de Bauru. O evento reuniu mais de  8 mil pessoas no Recinto de Exposições José de Oliveira Prado (FACILPA), na avenida Lázaro Brigida Dutra, e contou com a presença do presidente da CDHU, Silvio Vasconcellos.

Concorreram ao sorteio 8.359 famílias que se inscreveram por aplicativo de celular e pelo site da CDHU em agosto de 2022. Do total de unidades, 15 foram destinadas a famílias com pessoas com deficiência, 11 para idosos, nove para policiais e sete para indivíduos que vivem sozinhos. As demais foram sorteadas para a população em geral, sendo 98 unidades para famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos, 28 para renda de 3,01 a 5 salários e 21 para famílias com renda de 5,01 até 10 salários.  Outras doze unidades foram reservadas para famílias que vivem em áreas de risco.

Além de morar ou trabalhar em Lençóis Paulista há pelo menos cinco anos, o candidato precisava ter renda familiar de um a dez salários mínimos, não ser proprietário de imóvel ou possuir financiamento habitacional e nem ter sido atendido por programas habitacionais anteriormente. Os idosos e os indivíduos sozinhos precisam comprovar idade mínima de 60 anos ou de 30 anos, respectivamente. Policiais,  precisam  trabalhar na cidade para estarem aptos.

Durante o evento o presidente da CDHU garantiu que pessoas que não se enquadram nos parâmetros não serão habilitadas para receber os imóveis. "Quero que todos vocês aqui presentes fiquem muito tranquilos porque o processo é bastante sério é extremamente cuidadoso, porque, em São Paulo, as casas do Programa Habitacional são para as pessoas que precisam. Existe  uma checagem rigorosa para garantir que a pessoa que se inscreveu sem obedecer os as condições do programa sejam eliminadas e o imóvel nesse caso vai para o suplente” , disse Silvio Vasconcellos.

As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 47,87 m2 de área útil. O empreendimento, localizado no prolongamento da rua Benedito de Souza Nogueira, Bairro Jardim Alberto Trecenti, está em construção e foi viabilizado em parceria com a prefeitura de Lençóis Paulista, que doou terreno. O investimento da CDHU na obra é de R$ 27,6 milhões.

O financiamento dos imóveis seguirá as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação