Menu de Navegação

Política Social de Subsídios

/ Política Social de Subsídios

A Política de Subsídios é uma das características marcantes do conjunto de políticas que compõem a Política Habitacional do Estado de São Paulo, visto que, para viabilizar a promoção do atendimento às famílias de baixa renda, é necessária a concessão de subsídios, dada a incapacidade dessas famílias terem acesso ao mercado formal de crédito, gerando um déficit de moradias de grandes proporções no Estado.

A edição da Lei 6.556, de 30 de novembro de 1989, buscou mudar esta situação, por meio da majoração da alíquota, de 17 para 18% do ICMS assegurando os recursos para investimentos habitacionais, e estabelecendo diretrizes para a atuação da CDHU, como o atendimento à população de baixa renda, com prioridade à faixa com rendimento familiar entre 1 e 3 salários mínimos mensais e destinação de recursos para projetos de urbanização em favelas.

Prevê ainda, a adoção de uma regra para o financiamento habitacional limitando o valor máximo das prestações a serem pagas, ao rendimento mensal de cada família.

O quadro a seguir ilustra o comprometimento de renda máximo atribuído a cada faixa salarial:

Renda Familiar
Limite Maximo de Comprometimento de Renda
Salários Mínimos % sobre a Renda 

1,00 a 3,00

15%
3,01 a 5,00 15 até 20%
5,01 a 8,50 20 até 25%
8,51 a 10,00 25 até 30%

Superintendência de Planejamento Econômico - CDHU

Estes descontos são concedidos por uma única vez, são regressivos ao longo do prazo máximo de 25 anos do financiamento e variam segundo os limites de comprometimento de renda por intervalo de renda, expostos no quadro acima.
No financiamento de um empreendimento habitacional, a Política de Subsídios adota o modelo de subsídios cruzados, onde os descontos sobre as prestações dos financiamentos concedidos às famílias com capacidade de pagamento insuficiente, são compensados pela majoração em até 10%, do encargo das prestações dos financiamentos concedidos às famílias com capacidade de pagamento suficiente.

Em empreendimentos onde as Prefeituras Municipais doam o terreno à CDHU, o seu valor correspondente não incide no encargo final a ser pago pelo mutuário.

Desde 1997, não se vinculam mais os recursos desta majoração contida na Lei 6.556, embora a CDHU permaneça adotando as mesmas diretrizes, a despeito da não obrigatoriedade legal.

Principais Atalhos

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

CDHU é destaque no ranking de construção civil do Anuário da Revista Época Negócios

14/11/2019

CDHU é destaque no ranking de construção civil do Anuário da Revista Época Negócios

Empresa do governo estadual ficou em 4º lugar entre as melhores do setor e em 2º lugar em desempenho financeiro e sustentabilidade  Leia mais

CDHU realiza 3º Encontro Técnico para troca de experiências

12/11/2019

CDHU realiza 3º Encontro Técnico para troca de experiências

Representantes municipais, estaduais e federais se reuniram para debater a metodologia de trabalho social aplicada em empreendimentos populares Leia mais

CDHU reúne comunidades na 1ª Mostra Cultural e Gastronômica do Jardim Santo André

11/11/2019

CDHU reúne comunidades na 1ª Mostra Cultural e Gastronômica do Jardim Santo André

Famílias atendidas pela Companhia em seus projetos sociais na Serra do Mar, Pantanal, Pimentas e Jardim Santo André exibiram seus produtos e talentos ligados à arte Leia mais

CDHU entrega 216 apartamentos em Cubatão 

05/11/2019

CDHU entrega 216 apartamentos em Cubatão 

As famílias beneficiadas são originárias de áreas de risco, de proteção ambiental e de frentes de obras imediatas, na Serra do Mar. Leia mais

CDHU realiza encontro técnico com agentes municipais de habitação de Sorocaba

05/11/2019

CDHU realiza encontro técnico com agentes municipais de habitação de Sorocaba

Técnicos municipais foram capacitados para prestar serviços financeiros a mutuários da Companhia Leia mais

Acesse também

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store