Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito:

23/04/2020 Quinta-feira 11:24

Secretaria de Estado da Habitação entrega 58 casas para famílias de Iepê

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entregou nesta quarta-feira, 22 de abril, 58 moradias do Conjunto Habitacional Fausto Martins, na cidade de Iepê, região de Presidente Prudente. Para evitar aglomerações, a assinatura dos contratos e a entrega das chaves aconteceram administrativamente, na quadra poliesportiva da EMEF João Antônio Rodrigues. O diretor de Atendimento Habitacional da CDHU, Marcelo Hercolin, esteve presente para orientar os futuros moradores e esclarecer dúvidas.

Todas as medidas sanitárias necessárias para impedir a disseminação da Covid-19 foram adotadas, como observância do distanciamento físico, disponibilidade de álcool em gel e fornecimento de máscaras confeccionadas pelo Fundo Social de Solidariedade de Iepê. O atendimento dos contemplados ocorreu de maneira escalonada a partir das 9 horas, em horários pré-definidos. O representante de cada família recebeu separadamente a chave da sua unidade. "Com essa medida, seguimos a orientação do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado, no sentido de evitar aglomerações de pessoas", explica do secretário da Habitação, Flavio Amary.

José Fernandes Ribeiro, de 62 anos, que veio de uma família com dez irmãos, foi dos contemplados. Tatu, como é carinhosamente conhecido na cidade, contou que, após a morte do pai quando tinha 12 anos, acabou indo morar na rua. Ele disse que sua casa era um carro antigo, mas se envolveu em um acidente de trânsito. "Um outro carro bateu em mim e acabei perdendo o meu", recorda. Depois disso, passou a morar na rodoviária. Atualmente, Tatu pagava aluguel de R﹩ 250, mas já fez planos para mudança e comprou móveis novos, cama e fogão. "Agora quero me mudar o quanto antes", afirmou.

A dona de casa Lucilene Batista de Jesus, 33 anos, também recebeu as chaves do seu novo lar, nesta quarta-feira. Mãe de uma menina de 12 anos e de um filho deficiente de 6 anos, mora de favor no fundo da casa dos avós paternos há 13 anos. "Ter minha casa própria é um sonho. É uma conquista muito importante para mim e meus filhos. Vamos poder ter nossa independência, algo para chamar de nosso. Estamos muito ansiosos para ir para o nosso cantinho", disse.
O conjunto habitacional foi viabilizado em parceria com a prefeitura de Iepê, que doou o terreno. A CDHU fez a contratação da construtora e está investindo R﹩ 9,1 milhões no empreendimento, que terá um total de 103 unidades, das quais 58 entregues nesta quarta-feira. As demais estão em construção. Os futuros moradores foram selecionados por meio de sorteio público, realizados em outubro de 2019.

As casas possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro e área construída de 47,87 m². As unidades respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela Companhia, como pisos cerâmicos com rodapé e laje de concreto em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas, estrutura metálica nos telhados, muro de divisa entre os lotes e placas fotovoltaicas que transforam a luz solar em energia elétrica e reduz o valor da conta de consumo.

O empreendimento conta com infraestrutura completa: redes públicas de água, elétrica, gás e esgoto; pavimentação das vias do entorno, drenagem, calçadas, paisagismo e iluminação pública.
O financiamento dos imóveis já segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de SP, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE.

O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações. Nessa entrega, 93% das famílias têm renda de até três salários mínimos. O valor mínimo das prestações é de R﹩ 209,00.

Trabalho na cidade e na região - Na cidade de Iepê, a CDHU já entregou 405 moradias, incluindo as 58 unidades habitacionais desta quarta-feira e mais 45 estão em obras. Na região administrativa de Presidente Prudente, foram entregues 29.584 moradias. Outras 1.822 estão em obras. Essas unidades em andamento representam R﹩ 96,4 milhões em investimentos, por meio da CDHU e Agência Casa Paulista.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP