Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

03/07/2021 Sábado 13:30

Governo de SP entrega casas e libera recursos para novas moradias na região Central do Estado

O vice-governador Rodrigo Garcia entregou 172 casas e liberou aporte de recursos de R﹩ 638 mil para fomentar a construção de outras 58 unidades habitacionais, nesta sexta-feira (02/07), na região Central. As moradias foram entregues na cidade de Ibitinga e aporte de recursos foi para São Carlos. O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, participou dos eventos.

Em São Carlos, o aporte de recursos de R﹩ 638 mil da modalidade Nossa Casa Apoio foi para 58 unidades do Residencial Ipê Mirim e serão disponibilizados na forma de subsídio para que famílias de baixa renda possam ter acesso à aquisição da casa própria.

Flavio Amary ressaltou, durante o evento, a importância dessa ação do governo estadual para promover o atendimento habitacional à população de baixa renda. "Esses recursos vão subsidiar as famílias que mais precisam de moradia. Aqui no município de São Carlos, os recursos vão para o empreendimento Ipê Mirim. As famílias que forem classificadas pela Caixa Econômica Federal já contam imediatamente com a possibilidade de aquisição da sua casa própria com esse cheque moradia concedido pelo governo estadual", explicou.

A modalidade Nossa Casa - Apoio fornece cheque moradia a famílias com até três salários mínimos para aquisição de moradias em empreendimentos aprovados pela Secretaria de Estado da Habitação. O cheque moradia é um subsídio concedido pelo Governo do Estado, por meio da Casa Paulista, para as famílias efetivarem a compra do imóvel, junto às construtoras. Esse subsídio será usado para abater o valor final na assinatura do contrato de financiamento habitacional. A demanda é aberta a todos que se enquadrarem nos critérios do programa e devidamente aprovada pela Caixa Econômica Federal, que concederá o financiamento habitacional das moradias.

Já na cidade de Ibitinga, foram entregues as 172 casas do Conjunto Residencial Dona Marly Arantes, localizado na Rua Setimio Montanari, Bairro Marimbondo. O empreendimento foi viabilizado juntamente com a prefeitura, que doou o terreno. A CDHU fez a contratação da construtora e investiu um total de R﹩ 15,7 milhões na obra. As famílias contempladas foram escolhidas por meio de sorteio eletrônico auditado, realizado em 13 de julho de 2020.

Rodrigo Gracia falou sobre a felicidade do governo de poder compartilhar esse momento especial com as famílias beneficiadas. "Dizem que na vida a gente vive de sonhos. E a gente precisa sonhar sim. Precisa sonhar com dias e momentos melhores. Eu sei que vocês sonharam muito para esse momento e o sonho está se tornado realidade. Hoje a gente vai entregar uma casa, uma obra, e a partir de agora é o lar de vocês, onde vocês vão criar os seus filhos, os seus netos. E terão a segurança de ter um lar", acrescentou.

As casas têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço e área útil de 47,87 m², com piso cerâmico e laje azulejo no banheiro e cozinha e parcial na área de serviço e cobertura em estrutura metálica e sistema de geração de energia solar fotovoltaica.

O financiamento dos imóveis já segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de SP, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações. Em Ibitinga, 98% das famílias contempladas têm renda mensal de até cinco salários mínimos.
 

Fonte: Superitendência de Comunicação Social

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP