Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

07/05/2021 Sexta-feira 19:00

Governo de S.Paulo inicia obras do Programa Vida Longa em Guaratinguetá

A Secretaria de Estado da Habitação assinou nesta sexta-feira, 7 de maio, a ordem de início de serviço para a construção de empreendimento do Programa Vida Longa, em Guaratinguetá. Com 28 unidades habitacionais, o residencial é destinado a idosos que vivem sozinhos, em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia ocorreu no próprio terreno onde vai ser edificado o conjunto habitacional, Rua Jerônimo Albuquerque, e contou com a participação do secretário-executivo de Estado da Habitação, Fernando Marangoni.

Durante a cerimônia, Fernando Marangoni destacou as inovações do projeto. "Vida Longa é um equipamento que é pura dignidade para a melhor idade. Além das unidades habitacionais, para que cada idoso tenha o seu cantinho, tenha a sua privacidade, a sua moradia, nós temos um espaço de convivência extremamente importante. Com churrasqueira, horta elevada. As unidades já são todas adaptadas, ou seja, com barras de apoio, piso antiderrapante. Enfim, o projeto foi todo pensado para trazer dignidade para a população idosa", disse

Lançado em outubro de 2019, o Programa Vida Longa integra a política habitacional do Estado e tem o caráter protetivo. Trata-se de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Habitação e de Desenvolvimento Social, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e prefeituras.

Em Guaratinguetá, o valor da ordem de serviço é de R﹩ 3.436.937,87 e a empresa contratada para executar o empreendimento tem prazo de 12 meses para concluir a obra. Os imóveis são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.
Os conjuntos habitacionais terão imóveis de 33 m² de área privativa, distribuídos em cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço.

Itens de segurança e acessibilidade constam no projeto, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

O Programa Vida Longa traz um conceito que busca agregar expressivo valor a todo o processo de socialização dos moradores. Por isso, os residenciais foram projetados para ter espaços comuns de convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

Pessoas com 60 anos ou mais, preferencialmente sós e com vínculos familiares fragilizados, são o público alvo do programa. Os idosos devem ter renda de até dois salários mínimos, residir há pelo menos dois anos no município, além de terem autonomia para realizar tarefas diárias.

O Vida Longa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a CDHU e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados. As cidades participantes são responsáveis pela indicação dos beneficiários potenciais, pela doação de terrenos para a construção dos imóveis e pelas gestão e manutenção do empreendimento após a conclusão das obras. O investimento é a fundo perdido e o morador não paga taxa de ocupação, nem contas de água e luz.

Atualmente, o Vida Longa tem em construção 122 moradias nas cidades de Barretos, Bauru, Bragança Paulista, São José do Rio Pardo e São Roque, com investimento de 14,4 milhões. Além de Guaratinguetá e das 28 unidades que foram iniciadas nesta sexta-feira, em Santa Bárbara d’Oeste, mais 102 moradias estão programadas para ser construídas nos municípios de Bastos, Duartina Garça e Tietê, com investimentos de 12,4 milhões.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP