Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

15/09/2021 Quarta-feira 19:30

CDHU sorteia 36 casas em Ribeirão Branco

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, realizou nesta quarta-feira, 15 de setembro, o sorteio de 36 casas para famílias de baixa renda do município de Ribeirão Branco. O evento aconteceu de forma semipresencial no Centro de Evangelização Padre Cicero, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da CDHU, e presença do diretor de Atendimento Habitacional da CDHU, Marcelo Hercolin.

Quarenta inscritos, escolhidos aleatoriamente, acompanharam o evento e atuaram na fiscalização do sorteio, além de autoridades e representantes municipais. Todos os procedimentos de segurança e transparência foram adotados para permitir igualdade de direitos a todos os inscritos.

"É uma alegria por estar aqui em Ribeirão Branco neste momento tão importante da transformação na vida de mais de 30 famílias que vão ser sorteadas hoje e realizarão o sonho da casa própria", disse Marcelo Hercolin na abertura do evento. O diretor da CDHU explicou os critérios do edital de inscrição que as famílias sorteadas terão que comprovar no processo de habilitação.

O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, entrou ao vivo na transmissão e informou que as obras do empreendimento já estão finalizando. "Vim desejar boa sorte e que Deus abençoe cada uma das pessoas que se inscreveram. Em breve estaremos aí presencialmente para entregar as chaves para as pessoas que foram sorteadas", disse

Participaram do sorteio 1.842 famílias que se inscreveram por aplicativo de celular e pelo site da CDHU em maio deste ano. Do total de unidades, três foram destinadas a famílias com pessoas com deficiência, duas para idosos, duas para policiais e duas para indivíduos sozinhos. As demais foram sorteadas para a população em geral, sendo 18 unidades para famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos, cinco para renda de 3,01 a 5 salários e quatro para famílias com renda de 5,01 até 10 salários.

O sorteio definiu os titulares e suplentes para a aquisição das moradias. A família contemplada passará pelo processo de habilitação, no qual terá que comprovar os requisitos exigidos no edital de inscrição para participar do programa habitacional. Caso não se enquadre nos critérios, será desclassificada e um suplente será convocado para o seu lugar, conforme a ordem do sorteio.

Além de morar ou trabalhar em Ribeirão Branco há pelo menos cinco anos, o interessado precisa ter renda familiar de um a dez salários mínimos, não ser proprietário de imóvel, não possuir financiamento habitacional e não ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais. Policiais devem trabalhar na cidade, idosos devem comprovar idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos, 30 anos ou mais.

As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 47,87 m2 de área útil. O empreendimento, localizado na Rua João Rodrigues de Souza, é viabilizado pela CDHU em parceria com a prefeitura de Ribeirão Branco. O investimento na obra é de R﹩ 4,2 milhões.

O financiamento dos imóveis seguirá as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de SP, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP