Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

02/07/2021 Sexta-feira 11:37

CDHU sorteia 207 casas na cidade de Gália

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, realizou nesta quinta-feira, 1º de julho, o sorteio de 207 casas para famílias de baixa renda do município de Gália. O evento aconteceu de forma semipresencial na Quadra da EMEF Coronel Galdino Ribeiro, com transmissão ao vivo pelo Facebook, na página da CDHU, e a presença do diretor de Atendimento Habitacional da CDHU, Marcelo Hercolin.

"É grande a alegria em participar desse importante sorteio que representa o início da transformação do sonho em realidade da casa própria para 207 famílias de Gália", destacou Marcelo Hercolin, antes de dar amplos detalhes sobre todo o processo do sorteio. "É um trabalho sério, rigoroso, com total transparência e muita seriedade, para contemplar as pessoas que mais precisam", acrescentou. "E é também um esforço do Governo do Estado de São Paulo, mesmo enfrentando esses momentos difíceis de pandemia".

Participaram do sorteio 1.375 famílias que se inscreveram por aplicativo de celular e pelo site da CDHU em dezembro de 2020. Do total de unidades, 15 foram destinadas a famílias com pessoas com deficiência, 11 para idosos, duas para policiais, quatro para indivíduos sozinhos e oito para famílias moradoras de áreas de risco. As demais foram sorteadas para a população em geral, sendo 109 unidades para famílias com renda entre 1 e 3 salário mínimos, 53 para renda de 3,01 a 5 salários e cinco para famílias com renda de 5,01 até 10 salários.

Para evitar aglomerações e a disseminação da Covid 19, o sorteio foi semipresencial no próprio município. Vinte inscritos, escolhidos aleatoriamente, acompanharam o evento e atuaram na fiscalização do sorteio, além de autoridades e representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Fórum de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia de Polícia, Polícia Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Todos os procedimentos de segurança e transparência foram adotados para permitir igualdade de direitos a todos os inscritos.

O sorteio definiu os titulares e suplentes para a aquisição das moradias. A família contemplada passará pelo processo de habilitação, no qual terá que comprovar os requisitos exigidos no edital de inscrição para participar do programa habitacional. Caso não se enquadre nos critérios, será desclassificada e um suplente será convocado para o seu lugar, conforme a ordem do sorteio.

Além de morar ou trabalhar em Gália há pelo menos cinco anos, o interessado precisa ter renda familiar de um a dez salários mínimos, não ser proprietário de imóvel, não possuir financiamento habitacional e não ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais. Policiais devem trabalhar na cidade, idosos devem comprovar idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos, 30 anos ou mais.

As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 47,87 m2 de área útil. O empreendimento, localizado na Rodovia Vicinal Gália à SP-331, é viabilizado pela CDHU em parceria com a prefeitura de Gália. O financiamento dos imóveis seguirá as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de SP, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
 

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP