Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

28/11/2019 Quinta-feira 12:59

CDHU inaugura espaço Varre Vila no Bairro dos Pimentas, em Guarulhos

Há um ano atuando no bairro Sítio São Francisco, em Guarulhos, o projeto Varre Vila inaugurou, nesta quarta-feira (27/11), o seu Espaço de Vivência Ambiental. A iniciativa integra o Projeto de Urbanização Pimentas, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Com um local fixo e próprio para coleta de resíduos e orientação e realização de oficinas junto à comunidade, o Varre Vila amplia sua capacidade de atendimento à população e de veiculação de mensagens sobre o tema no bairro.

O Varre Vila promove ações integradas de limpeza e conservação das ruas e praças entre a comunidade, o poder público e as empresas prestadoras de serviços de limpeza urbana. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população em relação ao descarte adequado de resíduos e à manutenção da limpeza dos espaços públicos, com foco na reciclagem de lixo e descarte consciente de materiais sólidos e orgânicos. 
Antes do lançamento do Espaço de Vivência Ambiental, todo o trabalho de reciclagem, coleta de lixo e oficinas era realizado em espaços emprestados, como escolas e galpões locais. Agora, os trabalhos estarão concentrados nesse local específico, na Rua Brasil, nº 9, Sítio São Francisco.
 
“O bairro dos Pimentas segue em expansão residencial e comercial, e todo o trabalho de urbanização realizado pela CDHU nele mudou completamente a vida das pessoas, que investem em suas casas. Esses investimentos acabam gerando resíduos que vão parar em áreas de preservação, córregos, ruas e terrenos vazios. Essa situação muda a partir do momento que entra em vigor um trabalho permanente como o projeto Varre Vila, que atua com crianças, adolescentes, adultos e profissionais de obras”, explica a gerente de Ação de Recuperação Urbana da CDHU, Walkyria Marques de Paula. 

Walkyria conta, também, que um dos cursos mais importantes lecionados pelo Varre Vila é voltado a pedreiros e profissionais de obras. Nas palestras, os profissionais são orientados sobre o que fazer com as sobras do material de construção, onde descartá-las e quais materiais são passíveis de reaproveitamento. “A CDHU foca bastante na parte social do Projeto Pimentas. Além da produção de moradias nesse bairro, considerou a complexidade e amplitude das ações do projeto e envolveu equipes com profissionais das mais diversas áreas de conhecimento que, a partir de um trabalho técnico-social, se dedicaram ao desenvolvimento local, humano e sustentável do bairro, além de incentivarem projetos de capacitação e geração de renda aos moradores da comunidade", explica. 

Para o idealizador do projeto Varre Vila, Ionilton Aragão, o espaço estará pautado na humanização do território e aproximação dos moradores com a natureza. “O Espaço irá fortalecer, junto à população, o trabalho que já estava sendo realizado com foco em coleta consciente de lixo e resgate e acondicionamento correto de material orgânico e sólido”, diz. “É um local que irá cuidar de outros locais que, antes, tinham muito lixo e prejudicavam a qualidade de vida das pessoas”, finaliza.
A inauguração do Espaço de Vivência Ambiental contou com a participação de outros projetos sociais que integram o Projeto Pimentas. Os participantes do Música no Pimentas fizeram uma apresentação, seguida da oferta de café da manhã preparado pelas profissionais do Mulheres Empreendedoras – Criadoras de Sabores.

Projeto Pimentas - Programa de Urbanização Integrada do Bairro dos Pimentas efetua ações de recuperação urbana e regularização fundiária no Sítio São Francisco. As famílias moradoras do bairro faziam parte das estatísticas da grande concentração de pessoas que viviam em assentamentos precários, nas periferias das cidades, sem infraestrutura e equipamentos públicos - além de acesso muito precário à saúde, educação e outros meios sociais. O bairro surgiu sob a influência da expansão da região metropolitana de São Paulo, com o crescimento industrial às margens das vias de acesso que passam pela região. Ao longo destas vias, como a Rodovia Dutra e a Fernão Dias, instalaram-se inúmeras empresas, gerando empregos na localidade e, consequentemente, ocupações irregulares de moradias de famílias de baixa renda.

Até hoje, a CDHU já beneficiou diretamente 1.184 famílias com conjuntos habitacionais no próprio bairro e entorno, e outras 20 com cartas de crédito. A tipologia destas casas é mista, ou seja, compreende casa e comércio, com o objetivo de atender à demanda que residia e trabalha em sua própria casa, de onde vinha o sustento familiar. 

Antes da criação do Projeto Pimentas, entre 1998 e 2007, a CDHU já havia construído 2.462 unidades habitacionais no bairro para famílias de baixa renda.  Em 2008, a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU, realizou um estudo socioeconômico na região e iniciou o projeto com o objetivo de contemplar 4.500 famílias com novas moradias e obras de urbanização.

Além do trabalho de urbanização, a CDHU desenvolveu um trabalho técnico-social para promover a sustentabilidade urbanística, socioeconômica, ambiental e cultural da intervenção, adotando metodologias de participação e organização comunitária com a implementação de projetos sociais de desenvolvimento local. Atualmente, estão vigentes cinco projetos sociais no Projeto Pimentas: “Mulheres Empreendedoras”, “Com Com”, “Viveiro Escola”, “Varre Vila” e “Música no Pimentas”. Mais informações podem ser obtidas nos links: projetocomcompimentas.wordpress.com/ e facebook.com/ProjetoComCom.Pimentas/.
 

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP