Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias

27/08/2020 Quinta-feira 19:48

CDHU entrega moradias indígenas em Braúna

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entrega nesta sexta-feira, 28 de agosto, mais oito casas na aldeia Icatu, em Braúna, região de Araçatuba. Para evitar aglomeração de pessoas, a cerimônia de entrega das chaves e o descerramento da placa inaugural acontecerá de forma virtual, às 11 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook da CDHU. O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, participará da solenidade.

As moradias foram viabilizadas pelo Programa de Moradia Indígena, desenvolvido pela CDHU. Foram investidos R﹩ 811 mil nas novas moradias, que substituem habitações precárias existentes no local.

As novas unidades habitacionais têm 61m² de área útil, com uma sala conjugada com a cozinha, três dormitórios, banheiro, área de serviço e área externa com varanda e fogão à lenha. As casas contam com piso cerâmico e laje em toda a unidade habitacional, azulejos no banheiro e cozinha, caixilhos de aço galvanizado com pintura eletrostática, cobertura em estrutura metálica e sistema de aquecimento solar para água do chuveiro.

A aldeia Icatu tem uma população de 155 índios das etnias Kaingang e Terena. Nesta mesma terra indígena, já foram entregues 32 casas pelo Programa de Moradia Indígena. Todos estes imóveis foram edificados respeitando a cultura que há séculos possui seu próprio estilo de construção, valorizando os costumes desta população e aplicando tipologias adequadas aos usos e hábitos das comunidades indígenas.

Os desenhos das moradias foram apresentados à comunidade, que participou de todo o processo de planejamento e produção do empreendimento. A população da Aldeia Icatu solicitou uma tipologia com revestimentos e materiais duráveis, tendo em vista os poucos recursos que tem para executar a manutenção e melhorias de suas casas ao longo do tempo.

A localização das casas ficou a cargo da comunidade, com assistência da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da prefeitura de Braúna, sempre dentro da terra indígena homologada.

Programa de Moradias Indígenas - O programa, criado pela Lei Estadual nº 11.025, de 28/12/2001, garante o atendimento habitacional a famílias moradoras de terras indígenas reconhecidas pela Funai, sem nenhum custo a elas. Até o presente momento, a CDHU já substituiu 533 moradias precárias localizadas em 15 aldeias, em todo o estado, por novas unidades habitacionais com infraestrutura completa.

Dentro do programa, todas as tipologias das moradias são discutidas com as comunidades indígenas antes de serem definidas, e os projetos podem ser desenvolvidos pela Companhia ou pelas prefeituras com participação destas populações, assim garantindo o direito de viver conforme suas culturas, em suas terras ancestrais. Os modelos das unidades buscam se adequar aos usos e hábitos culturais de cada aldeia. Todos os procedimentos para a montagem dos projetos demandam interlocução permanente com a população indígena, e intermediado pela Funai, assegurando sua participação na construção dos empreendimentos desde o início.

Serviço
Entrega virtual de oito moradias indígenas em Braúna
Data: 28 de agosto de 2020
Horário: 11 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes
Endereço: Avenida Morumbi, nº. 4.500
Link para acompanhar a transmissão: http://www.facebook.com/cdhusp/

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
 

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP