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Revisão da Prestação

/ Revisão da Prestação

Descrição: O mutuário pode pedir a revisão do valor de sua prestação se ela ultrapassar um limite de comprometimento da renda familiar bruta.

Para contratos assinados a partir de 31/12/91, o limite é:

- 20% para renda de 1 a 5 salários mínimos;

- 25% para renda entre 5 e 8,5 salários mínimos;

- 30% para renda entre 8,5 e 10 salários mínimos.

Para contratos assinados a partir de 01/01/92, o limite é:

- 15% para renda de 1 a 3 salários mínimos;

- 15% a 20% para renda entre 3 e 5 salários mínimos;

- 20% a 25% para renda entre 5 e 8,5 salários mínimos;

- 25% a 30% para renda entre 8,5 e 10 salários mínimos.

Outras orientações são prestadas no atendimento pessoal.

Taxa: Não há.

Pré-Requisitos:

01 - Quem solicita: o titular do financiamento OU seu cônjuge OU seu procurador OU um dos outros participantes do financiamento.


02 - O aumento das prestações deve ter sido maior que o aumento da possibilidade de pagamento dos participantes do financiamento.

Observação: Caso possua acordo de parcelamento de prestações atrasadas, é necessária a regularização (ver serviço "Informações sobre Parcelamento de prestações em atraso" ou "Informações sobre Revisão de acordo para parcelamento das prestações em atraso").

Documentos necessários:

Conforme análise do caso, a CDHU pode solicitar mais documentos além dos mencionados abaixo.

01 - Boleto de prestação - original - 1 via

02 - RG – original

a) Do solicitante;

b) Pode ser substituído por: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia, Carteira de Identidade Funcional com fotografia.

03 - Comprovante de renda - original e cópia simples

    1. De todos os participantes do financiamento;
    2. Dos últimos três meses;
    3. Exemplos de documentos aceitos: Holerite, Declaração do empregador, Carnê do INSS, Declaração de Imposto de Renda;
    4.  cópias ficam retidas.

04 - Declaração - original e cópia simples

    1. Do empregador, informando os índices de reajuste dos últimos 12 meses;
    2. A cópia fica retida.

05 - Procuração - original e cópia simples


a) No caso de o serviço ser solicitado por procurador;

       b) Pode ser Pública ou Particular

c) apresentar junto com o RG (original e cópia simples) do procurador. A cópia fica retida

        d) No caso de Procuração Particular, deverá conter a firma reconhecida do mutuário, a indicação do lugar e data onde foi passada, a qualificação do mutuário e do procurador, o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos;

       e) Para serviços que envolvem a alteração das condições originais do contrato - como incorporação de débitos ao saldo devedor ou dilatação do prazo de financiamento - deve estar citada expressamente na procuração a finalidade de assinar quaisquer documentos exigidos pela CDHU para o serviço específico;

       f) O imóvel deve estar caracterizado na procuração, inclusive com a citação do endereço;


g) A cópia fica retida.

Onde requisitar o serviço: Postos de Atendimento

Descrição: A CDHU propõe, quando existir inadimplência financeira por motivo de desemprego, um acordo para as prestações vencidas, visando a liquidação do débito e revisão das prestações futuras.

Este serviço deve ser solicitado até 6 meses a partir da baixa na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

A revisão é concedida pelo prazo máximo de 6 meses. Pode ser renovada por mais dois períodos de 6 meses.

Outras orientações são prestadas no atendimento pessoal.

Taxa: Não há.

Pré-requisitos:

01 - Quem solicita: o titular do financiamento OU seu cônjuge OU seu procurador OU um dos outros participantes do financiamento.

02 - Um dos participantes do financiamento deve estar desempregado.

Documentos necessários:

Conforme análise do caso, a CDHU pode solicitar mais documentos além dos mencionados abaixo.

01 - RG – original

a) Do solicitante;

b) Pode ser substituído por: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia, Carteira de Identidade Funcional com fotografia.

02 - Boleto da prestação - original - 1 via

03 - Carteira de Trabalho - original e cópia simples

a) Do assalariado desempregado;

b) Cópia da página com baixa de contrato. A cópia fica retida.

04 - Termo de rescisão de contrato de trabalho - original e cópia simples

a) Homologado;

b) A cópia fica retida.

05 - Comprovante de renda - original e cópia simples

a) De todos os outros participantes do financiamento;

  b) Dos últimos três meses;

c) Exemplos de documentos aceitos: Holerite, Declaração do empregador, Carnê do INSS, Declaração de Imposto de Renda;

d) As cópias ficam retidas.

06 - Procuração - original e cópia simples

a) No caso de o serviço ser solicitado por procurador;

b) Pode ser Pública ou Particular

c)apresentar junto com o RG (original e cópia simples) do procurador. A cópia fica retida

d) No caso de Procuração Particular, deverá conter a firma reconhecida do mutuário, a indicação do lugar e data onde foi passada, a qualificação do mutuário e do procurador, o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos;

e) Para serviços que envolvem a alteração das condições originais do contrato - como incorporação de débitos ao saldo devedor ou dilatação do prazo de financiamento - deve estar citada expressamente na procuração a finalidade de assinar quaisquer documentos exigidos pela CDHU para o serviço específico;

f) O imóvel deve estar caracterizado na procuração, inclusive com a citação do endereço;

g) A cópia fica retida.

Onde requisitar o serviço: Postos de Atendimento

Descrição: A CDHU propõe, quando existir inadimplência financeira por motivo de desemprego, um acordo para as prestações vencidas, visando a liquidação do débito e revisão das prestações futuras.

A revisão é concedida pelo prazo máximo de 6 meses.

Outras orientações são prestadas no atendimento pessoal.

Taxa: Não há

Pré- Requisitos:

01 - Quem solicita: o titular do financiamento OU seu cônjuge OU seu procurador OU um dos outros participantes do financiamento.

02 - Um dos participantes do financiamento deve estar desempregado.

Documentos necessários:

Conforme análise do caso, a CDHU pode solicitar mais documentos além dos mencionados abaixo.

01 - RG – original

a)Do solicitante.

02 - Boleto de prestação - original - 1 copia.

03 - Carteira de Trabalho - original e cópia simples

a) Do autônomo;

b) Cópia da página com baixa de contrato. A cópia fica retida.

04 - Declaração de desemprego – original

a) Escrita e assinada pelo próprio autônomo (o modelo pode ser retirado no Poupatempo), contendo assinatura de duas testemunhas e com firma reconhecida.

05 - Comprovante de renda - original e cópia simples

a) De todos os outros participantes do financiamento;

b) Dos últimos três meses;

c) Exemplos de documentos aceitos: Holerite, Declaração do empregador, Carnê do INSS, Declaração de Imposto de Renda;

d) As cópias ficam retidas.

06 - Procuração - original e cópia simples

a) No caso de o serviço ser solicitado por procurador;

b) Pode ser Pública ou Particular;

c) apresentar junto com o RG (original e cópia simples) do procurador. A cópia fica retida;

d) No caso de Procuração Particular, deverá conter a firma reconhecida do mutuário, a indicação do lugar e data onde foi passada, a qualificação do mutuário e do procurador, o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos;

e) Para serviços que envolvem a alteração das condições originais do contrato - como incorporação de débitos ao saldo devedor ou dilatação do prazo de financiamento - deve estar citada expressamente na procuração a finalidade de assinar quaisquer documentos exigidos pela CDHU para o serviço específico;

f) O imóvel deve estar caracterizado na procuração, inclusive com a citação do endereço;

g) A cópia fica retida.

Onde requisitar o serviço: Postos de Atendimento

Descrição: A CDHU propõe, quando existir inadimplência financeira por motivo de doença, um acordo para as prestações vencidas, visando a liquidação do débito e revisão das prestações futuras.

Outras orientações são prestadas no atendimento pessoal.

Taxa: Não há

Pré-Requisitos:

01 - Quem solicita: o titular do financiamento OU seu cônjuge OU seu procurador OU um dos outros participantes do financiamento.

02 - Um dos participantes do financiamento deve estar doente e temporariamente incapacitado para o trabalho remunerado.

Se a incapacidade for permanente: ver serviço "Seguro habitacional / invalidez permanente".

03 - Estar em dia com as prestações.

Documentos necessários:

Atenção: Conforme análise do caso, a CDHU pode solicitar mais documentos além dos mencionados abaixo.

01 - RG – original

a) Do solicitante;

b) Pode ser substituído por: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia, Carteira de Identidade Funcional com fotografia.

02 - Boleto da prestação - original - 1 via.

03 - Comprovante de benefício do INSS (auxílio-doença) - original e cópia simples

a) Pode ser substituído por um laudo médico;

  b) A cópia fica retida.

04 - Comprovante de renda - original e cópia simples

a) De todos os participantes do financiamento;

b) Dos últimos três meses;

       c) Exemplos de documentos aceitos: Holerite, Declaração do empregador, Carnê do INSS, Declaração de Imposto de Renda;

d) As cópias ficam retidas.

05 - Procuração - original e cópia simples

a) No caso de o serviço ser solicitado por procurador;

  b) Pode ser Pública ou Particular;

    1. apresentar junto com o RG (original e cópia simples) do procurador. A cópia fica retida.
    2. No caso de Procuração Particular, deverá conter a firma reconhecida do mutuário, a indicação do lugar e data onde foi passada, a qualificação do mutuário e do procurador, o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos;
    3. Para serviços que envolvem a alteração das condições originais do contrato - como incorporação de débitos ao saldo devedor ou dilatação do prazo de financiamento - deve estar citada expressamente na procuração a finalidade de assinar quaisquer documentos exigidos pela CDHU para o serviço específico;

  f) O imóvel deve estar caracterizado na procuração, inclusive com a citação do endereço;

g) A cópia fica retida.

Onde requisitar o serviço: Postos de Atendimento

Descrição: Ajuste do valor da prestação à capacidade de pagamento do núcleo familiar.

Outras orientações são prestadas no atendimento pessoal.

Taxa: Não há.

Pré- Requisitos:

01 - Quem solicita: o titular do financiamento OU seu cônjuge OU seu procurador OU um dos outros participantes do financiamento.

02 - Um dos participantes do financiamento deve ter mudado de emprego ou de categoria profissional.

03 - Estar no novo emprego há mais de 3 meses.

04 - Estar em dia com as prestações.

Documentos necessários:

Conforme análise do caso, a CDHU pode solicitar mais documentos além dos mencionados abaixo.


01 - RG – original

a) Do solicitante;

b) Pode ser substituído por: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia, Carteira de Identidade Funcional com fotografia.

02 - Boleto de prestação - original - 1 via.

03 - Comprovante de renda - original e cópia simples

a) De todos os participantes do financiamento;

b) Dos últimos três meses;

  c) Exemplos de documentos aceitos: Holerite, Declaração do empregador, Carnê do INSS, Declaração de Imposto de Renda;

d) As cópias ficam retidas.

04 - Procuração - original e cópia simples

a) No caso de o serviço ser solicitado por procurador;

  b) Pode ser Pública ou Particular;

c) apresentar junto com o RG (original e cópia simples) do procurador. A cópia fica retida;

d) No caso de Procuração Particular, deverá conter a firma reconhecida do mutuário, a indicação do lugar e data onde foi passada, a qualificação do mutuário e do procurador, o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos;

e) Para serviços que envolvem a alteração das condições originais do contrato - como incorporação de débitos ao saldo devedor ou dilatação do prazo de financiamento - deve estar citada expressamente na procuração a finalidade de assinar quaisquer documentos exigidos pela CDHU para o serviço específico;

f) O imóvel deve estar caracterizado na procuração, inclusive com a citação do endereço;

g) A cópia fica retida.

Onde requisitar o serviço: Postos de Atendimento

Descrição: A CDHU propõe, quando existir inadimplência financeira por perda de renda devido à desorganização familiar, um acordo para as prestações vencidas, visando a liquidação do débito e revisão das prestações futuras.

Atenção: Conforme análise do caso, a CDHU pode solicitar mais documentos além dos mencionados abaixo.

Taxa: Não há.

Pré-Requisito:

- Ser o promitente comprador/devedor ou seu representante legal.

Documentos necessários:

01 - RG – original

a) Do solicitante;

b) Pode ser substituído por: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia, Carteira de Identidade Funcional com fotografia.

02 - Boleto de prestação - original - 1 via.

03 - Comprovante de renda - original e cópia simples

a) De todos os participantes do financiamento;

b) Dos últimos três meses;

  c) Exemplos de documentos aceitos: Holerite, Declaração do empregador, Carnê do INSS, Declaração de Imposto de Renda;

d) As cópias ficam retidas.

04- Procuração - original e cópia simples

a) No caso de o serviço ser solicitado por procurador;

b) Pode ser Pública ou Particular

c) apresentar junto com o RG (original e cópia simples) do procurador. A cópia fica retida

d) No caso de Procuração Particular, deverá conter a firma reconhecida do mutuário, a indicação do lugar e data onde foi passada, a qualificação do mutuário e do procurador, o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos;

e) Para serviços que envolvem a alteração das condições originais do contrato - como incorporação de débitos ao saldo devedor ou dilatação do prazo de financiamento - deve estar citada expressamente na procuração a finalidade de assinar quaisquer documentos exigidos pela CDHU para o serviço específico;

f) O imóvel deve estar caracterizado na procuração, inclusive com a citação do endereço;

g) A cópia fica retida.

Onde requisitar o serviço: Postos de Atendimento

Descrição: Ajuste do valor da prestação à capacidade de pagamento do núcleo familiar.

Outras orientações são prestadas no atendimento pessoal.

Taxa: Não há.

Pré-Requisitos:

  1. 01 - Quem solicita: o titular do financiamento OU seu cônjuge OU seu procurador OU um dos outros participantes do financiamento.

Documentos necessários:

Conforme análise do caso, a CDHU pode solicitar mais documentos além dos mencionados abaixo.

01 - RG – original

a) Do solicitante;

b) Pode ser substituído por: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia, Carteira de Identidade Funcional com fotografia.

02 - Boleto da prestação - original - 1 via.

03 - Comprovante de renda - original e cópia simples

a) De todos os participantes do financiamento;

b) Dos últimos três meses. Exemplos de documentos aceitos: Holerite, Declaração do empregador, Carnê do INSS, Declaração de Imposto de Renda; c) As cópias ficam retidas.

04 - Procuração - original e cópia simples

a) No caso de o serviço ser solicitado por procurador;

  b) Pode ser Pública ou Particular;

c) apresentar junto com o RG (original e cópia simples) do procurador. A cópia fica retida;

d) No caso de Procuração Particular, deverá conter a firma reconhecida do mutuário, a indicação do lugar e data onde foi passada, a qualificação do mutuário e do procurador, o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos;

e) Para serviços que envolvem a alteração das condições originais do contrato - como incorporação de débitos ao saldo devedor ou dilatação do prazo de financiamento - deve estar citada expressamente na procuração a finalidade de assinar quaisquer documentos exigidos pela CDHU para o serviço específico;

f) O imóvel deve estar caracterizado na procuração, inclusive com a citação do endereço;

g) A cópia fica retida.

Onde requisitar o serviço: Postos de Atendimento

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